Dica de desenho # 10 - O desenho cômico

Olá! Depois de um longo hiato na produção de novas dicas sobre como desenhar bem, resolvi postar uma nova série de dicas. Desta vez, sobre desenho cômico. Bem, novamente gostaria de ressaltar que as dicas aqui postadas têm por base a minha experiência pessoal de estudo e prática. Portanto, de antemão, desculpem-me por qualquer engano nas informações aqui divulgadas. Neste primeiro momento, vou realizar uma breve introdução sobre as características do desenho cômico e, nas próximas postagens apresentar dicas mais práticas. Então, vamos lá.




O desenho cômico, como o próprio nome indica, é o desenho feito para provocar o riso. É uma das formas de desenho mais populares pois tem larga aplicação na publicidade, na comunicação, na política, entre outros. É também um tipo de desenho que, em certos casos, não exige nenhum aprofundamento técnico, visto que o desenho cômico goza de grande liberdade artística. Em outras palavras, não é preciso saber anatomia, luz e sombra, teoria das cores, perspectiva, proporção, etc. para para fazer um desenho cômico. Mas estes conhecimentos serão de grande importância se você desejar se especializar ou se profissionalizar. O desenho cômico se divide em diferentes subcategorias de acordo com a sua aplicação e finalidade. Assim, podemos citar como subcategoria do desenho cômico: o desenho infantil (usado para ilustrar livros, fazer quadrinhos, ou criar mascotes e personagens publicitários) e o humor gráfico (usado para fazer caricaturas, charges, cartuns, quadrinhos).

Mas, enquanto que no desenho infantil, o desenho cômico não precisa ser necessariamente engraçado, no humor gráfico, o desenho cômico deve ser engraçado e crítico, ou seja, o desenho cômico deve ampliar sua capacidade de provocar o riso para o ato de zombar e refletir sobre determinada situação, fato ou comportamento pessoal.

Bom, acho que isso basta para a introdução aqui proposta. Nas próximas postagens falarei sobre o necessário para se fazer desenhos cômicos.


Um abraço, David.

Comentários

  1. Thanks for the auspicious writeup. It in truth was a leisure
    account it. Glance complex to more delivered agreeable from you!
    By the way, how could we keep in touch?

    Here is my website - Shoes For Plantar Fasciitis

    ResponderExcluir

Postar um comentário