Ponteira para caneta de tablet: quando acaba...


... acaba o seu sossego também. Quem trabalha com mesa digitalizadora 24h por dia sabe.

Tenho uma Wacom Bamboo Connect, excelente ferramenta de trabalho para colorização digital - há quem sonhe com uma Wacom Cintiq, mas pessoalmente acho um luxo desnecessário. Basta pesquisar os preços, e reconhecer que o mesmo que faz com uma Cintiq, fará com uma Bamboo ou uma Intuos.



Mas o assunto em voga não é este. Quem tem uma Cintiq tem grana o suficiente pra pagar 50 pilas num pacotinho sem vergonha com cinco, CINCO PONTINHAS de reposição: se resolver calcular o frete (sim, pontas só por loja virtual), tentar economiza e pagar por três pacotinhos, sai o preço de uma caneta novinha, e o pior: não são vendidas sem o extrator de pontas. Quem já tem um, vai colecionando...


Isso cabe uma observação: em comparação com os modelos antigos, a Wacom melhorou muita coisa na nova Bamboo, mas judiou na textura dos novos modelos: na tentativa de imitar o 'agarre' do papel na caneta, de tão abrasiva literalmente devoram as pontas com farinha. E cá entre nós, designer é uma dureza. Ô raça sem grana. Se isso fosse mentira, não haveriam tantos apelando para a seção gambiarras tutoriais deste blog! XD

Mas, FOCO! Acabaram-se as pontas, tenho de entregar o freela e tô sem grana. E agora?

Esse tutorial para tablets Genius, pescado meio por acaso do blog do grande profissional da ilustração Mozart Couto, caiu do céu. Ele mesmo pondera sobre a desvantagem de se usar pontas gastas na tablet, pois pode arranhá-la de verdade. Duvidei, mas por pura cretinice, eu fiz. Funcionou para a minha Wacom Connect.

Acompanhe abaixo a preserpada:

Material: 
• Alicate de cortar fio;
• Fio de nylon de para roçadeiras de grama de 2mm de diâmetro;
• Uma lixa de unha para acabamento fino;
• Seu extrator de pontas ou uma pinça de sobrancelhas.



Extraia a ponta com cuidado usando o extrator ou a pinça. Ela dá uma resistência, mas puxe com carinho que ela sai. Use a ponta tirada para medir o tanto de fio que irá cortar - corte com cuidado, pois o nylon é chato de cortar e fica achatado. Você também pode cortar com um estilete,  o corte ficará mais limpo e mais fácil de lixar.



Agora o mais importante: paciência. Lixe bem a ponta que irá em contato com a caneta. Se não ficar bem retinha, não terá contato com o circuito interno, e a caneta não funcionará! Lixe bem a outra ponta que irá no contato com a tablet, deixando-a mais arredondada, pois para tablets Wacom, fica mais cômoda para trabalhar e não arranha.



Encaixe a ponta na caneta, e se precisar, dê mais acabamento com cuidado para não arranhar a caneta. Se o fio de nylon for mais fino que a ponta, uma voltinha de durex basta para deixa-la um pouco mais grossa e encaixar na caneta. Voilá! Uma ponta de toque mais macio, e o mais importante: muito mais barata.


Eu fiz, funcionou e vou continuar fazendo! Sintoma de pobreza que nada: quem tentar e der certo, espalhe a ideia! Talvez assim, a Wacom e outros fabricantes baixem os preços, e forcem a venda de ponteiras originais em outros pontos, como papelarias. =)

Baseado no PDF original encontrado em http://blogdodesenhador.blogspot.com.br. Agradecimentos a Mozart Couto pela dica! 

Comentários

  1. Oi! Muito obrigada por visitar meu blog e divulgar a informação! Muito legal da sua parte citar a fonte. Logo devo fazer um vídeo com esse tutorial, o pessoal tá pedindo. Um abraço, parceiro! <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para aprender a desenhar melhor: Dica 01 - Aprenda a observar

Burne Hogarth em português