Pular para o conteúdo principal

1ª Mostra de Humor sobre Educação Ambiental

O Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, juntamente com o V CPEASUL - Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, convida cartunistas do Brasil e de outros países a participarem do 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, a realizar-se na cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, de 25 a 29 de Setembro de 2012.

O que é Educação Ambiental?
Segundo a Lei 9.795/99, que dispõe sobre a Educação Ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, em seu artigo 1ª, "entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade".

O que é Meio Ambiente?
O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Quais os princípios básicos da Educação Ambiental?
I - o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
II - a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o sócio-econômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
III - o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
IV - a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
V - a garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
VI - a permanente avaliação crítica do processo educativo;
VII - a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
VIII - o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

Quais os objetivos fundamentais da Educação Ambiental?
I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
II - a garantia de democratização das informações ambientais;
III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
IV - o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
V - o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
VI - o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

1 - Datas:
- Inscrições: até o dia 15 de Setembro
- Seleção: de 18 a 20 de Setembro
- Divulgação dos 100 trabalhos selecionados para a mostra oficial: dia 21 de Setembro
- Premiação: dia 25 de Setembro
- Encerramento da Mostra: Dia 29 de Setembro

2 - Participação:
- Cartunistas profissionais e amadores podem inscrever até 3(três) trabalhos na categoria Cartum em temáticas diversas que envolvam a Educação Ambiental (sustentabilidade, mobilidade urbana, saúde, preservação da natureza, agroecologia, reciclagem, justiça social, diversidade, entre outros)
- Os trabalhos não precisam ser inéditos, o objetivo da mostra é o de proporcionar um espaço de debate sobre Educação Ambiental, através do Humor Gráfico entre professores, estudantes, pesquisadores, cartunistas e a comunidade.
- Ao inscrever os trabalhos o cartunista concorda em ceder gratuitamente o direito de uso sobre as obras para trabalhos em Educação Ambiental e exposições itinerantes que possuam caráter educacional.
- Todos os trabalhos inscritos serão apresentados no Blog do V CPEASUL - Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul e IV EDEA - Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental http://cpeasul.blogspot.com.br, informando o título do trabalho, nome artístico, site, cidade e país do participante.
- Os 100 trabalhos selecionados irão compor a mostra oficial que será apresentada no saguão do auditório CIDEC-Sul - Centro Integrado de Desenvolvimento do Ecossistema Costeiro e Oceânico, no Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde ocorrerá o V CEPASUL e IV EDEA, reunindo pesquisadores, estudantes e comunidades do Sul do Brasil e Uruguai.
- Todos os inscritos receberão certificado de participação.
- Todos os trabalhos farão parte dos anais do V CPEASUL e IV EDEA.

3 - Inscrição:
- Os trabalhos serão recebidos através do e-mail humoreducacaoambiental@gmail.com
- Os cartuns deverão estar no formato JPEG, tamanho A3 (42x30cm) e estarem em 300dpi.
- Os três trabalhos deverão estar anexados no mesmo e-mail, no qual a organização da mostra se responsabiliza em confirmar o recebimento.
- No corpo do e-mail deverá estar as seguintes informações sobre os trabalhos:

Nome Completo:
Nome Artístico:
Endereço:
CEP:
Cidade:
Estado:
País:
Telefone:
E-mail:
Site:
Trabalhos Inscritos:
1 - Nome do Arquivo: Título do Cartum:
2 - Nome do Arquivo: Título do Cartum:
3 - Nome do Arquivo: Título do Cartum:

4 - Premiação:
- Os 3(três) primeiros colocados ganharão troféu, certificado e livros de Humor Gráfico e Educação Ambiental.
- Será conferido também 5(cinco) menções honrosas com direito a certificados.
- Outras premiações poderão ser agregadas aos prêmios já descritos.

O regulamento encontra-se disponível no blog http://cpeasul.blogspot.com.br

Desde já agradecemos a divulgação e participação de todos.
Atenciosamente,


Wagner Passos
Cartunista, Mestrando em Educação Ambiental e Organizador da Mostra
http://wagnerpassosblog.blogspot.com

Profª Drª Vanessa Hernandez Caporlingua
Coordenadora do PPGEA
Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental
Universidade Federal do Rio Grande - FURG


Regulation in English: http://cpeasul.blogspot.com.br/2012/08/1st-international-humor-exhibition.html
Reglamento en español: http://cpeasul.blogspot.com.br/2012/07/1-muestra-internacional-de-humor-sobre.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso prático de desenho, A Figura feminina

Curso prático de desenho, A Figura feminina por Sebastião Seabra. Trata-se de um curso desenvolvido especialmente para desenhar as belas curvas femininas, o curso será apresentado pela seguinte ordem: Esboço, Construção, Proporção, Definição e Traço. Um boa leitura para quem gostar de desenhar o corpo feminino, mas não saber desenhar direito. As dicas neste livro são bem simples e fáceis de entender. O livro também é cheio de imagens ilustrativas. Boa leitura.

HQ - NÃO PERCA SEUS DIREITOS TRABALHISTAS

Essa HQ está sendo divulgada pelas redes sociais. Ela representa uma forma muito criativa, didática e interessente de ficar por dentro das polêmicas e sobrias reformas trabalhistas promovidas pelo governo de Temer. Uma ótima opção de leitura.

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.