Pular para o conteúdo principal

Dica 08 - Desenhando como se ver.

Olá, gente!

Segue ai mais uma dica para aprender a desenhar bem. Bem, outro dia encontrei na net um texto que falava de uma descoberta recente sobre porque muitas pessoas não conseguem desenhar direito. De acordo com o texto, cientístas descobriram que as pessoas que sabem desenhar têm uma boa memória visual e percebem o mundo de outro modo. A verdade é que a prática do desenho nos ajuda a enxergar melhor e a perceber coisas que na maioria das vezes passam despercebidas por muita gente. Mas, eu acredito que com treino qualquer um pode desenhar bem e até desenvolver melhor sua memória visual e a sua percepção das coisas. Assim, segue ai a dica. Mesmo que você não saiba como traçar certas coisas, você as ver e naturalmente percebe detalhes que lhe chamam a atenção. Portanto, busque, na medida do possível, ser fiel ao que seus olhos vêem. E com o tempo e prática, você aprendará a perceber coisas e a desenhar detalhes que antes não enxergava. Um boa sugestão é ficar atento aos limites entre a figura e o fundo, ou seja aos contornos da forma. Buscar perceber a relação entre a distância e a posição de cada elemento no conjunto também ajuda. Mas ante de tudo, antes mesmo de começar a desenhar, contemple. Isso mesmo, retenha-se na observação contemplativa do que você quer desenhar, busque perceber a forma e a composição dos elementos que a constituem. Um abraço e até outro dia.

Comentários

  1. Oi Davi adorei as dicas e obrigada por seguir lá o meu blog e por colocar na sua pag parceiros. Depois volto com calma pra ver suas artes. Bye.

    ResponderExcluir
  2. Olá David!
    Vim agradecer sua visita lá no meu cafofo!
    Muito massa teu espaço aqui!
    Já tô seguindo pra conferir todas as postagens!kkk!
    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realiza-se este ano entre os dias 26 de Maio e 11 de Junho, abraçando exclusivamente o Centro Histórico da cidade e em especial o Largo do Museu Regional, epicentro desta Festa da BD.

São 18, as exposições patentes ao público, e 10, os países representados, da Argentina à Dinamarca, passando por Angola e pela Roménia…

Para além das exposições, o Festival oferece aos visitantes uma Programação Paralela bastante diversificada onde pontuam as apresentações de projetos, as conversas à volta da BD, o lançamento de livros, as sessões de autógrafos, workshops, concertos desenhados, etc., etc.

Como não podia deixar de ser, o Festival tem também à disposição dos visitantes o Mercado do Livro - a maior livraria do país durante este período, com mais de 60 editores presentes - e uma zona comercial com várias tendas instaladas (venda de action figures, arte original, posters, prints, etc.)

O Festival inaugura sexta-feira, 26 de Maio, à…

44º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

Já estão abertas as inscrições para o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. As inscrições podem ser feitas por correios, em nosso endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Engenho Central -Caixa Postal 12 – CEP 13.405-123 – Piracicaba SP BRASIL ou online, no formulário disponível em nosso site http://salaointernacionaldehumor.com.br/inscricoes-2017/ e o regulamento pode ser baixado pelo link: http://salaointernacionaldehumor.com.br/wp-content/uploads/2017/03/sidhp-regulamento-2017.pdf
O tema sugerido pela organização do evento para a categoria PRÊMIO TEMÁTICO  é Criança: A criança que já exerce sua cidadania; a criança e suas perguntas difíceis aos adultos; os sonhos infantis; as crianças vítimas da guerra; a exploração do trabalho infantil;a criança como alegria do mundo; a criança e seus brinquedos e brincadeiras – são algumas abordagens para serem exploradas.
Esclarecimento: como nos últimos anos, o Salão sempre tem um Prêmio Temático especial, que já foi “Meio Ambiente…