Pular para o conteúdo principal

O que é Desenho???

Afinal, o que é desenho? Embora simples, essa pergunta não é nada fácil de responder. Muitos dizem que o desenho é uma linguagem, o que é óbvio. O ser humano é um ser criativo e de interações, assim, sua necessidade de comunicação é, essencialmente, existencial. Por isso, o desenho também é um meio de comunicação.  Outros dizem que o desenho é uma arte. Isso é interessante porque revela uma aceitação e compreensão social e cultural mais ampla do desenho, para além da idéia de expressão.

Digo isso porque a arte é algo mais que expressão da criatividade, dos sentimento e das ideias, a arte também é conhecimento, técnica e, assim, capacidade de realizar. Outros ainda, defendem a posição de que o desenho é um dom de nascença e que poucos são os privilegiados. Bem, dom é uma palavra que denota a compreensão religiosa de dádiva divina, o que gera, algumas vezes, o entendimento de que é algo exclusivo. Há quem diga que o desenho é uma mistura de tudo isso. E, por fim, alguns defendem que o desenho é uma habilidade perfeitamente acessível a todos aqueles que desejarem aprender, ou seja, o desenho nada mais é do que um conjunto de técnicas que qualquer pessoa pode aprender, para isso basta tem predisposição, o que é mais uma vez óbvio.

Bem, não tenho aqui a intenção de fazer uma listagem das ideias a cerca do que é o desenho, mas tão somente, expor e refletir sobre como a forma de se perceber as coisas interfere na maneira de realizar as ações. O renomado artista francês Edgar Degas uma vez disse " o desenho não é uma forma, mas uma maneira de ver a forma". Essa declaração de Degas é muito interessante pois revela uma faceta do desenho bem pouco considerada, ou seja, o fato de que o desenho é um tipo de conhecimento que é perceptível, reflexivo e prático. Em outras palavras o desenho é mais que um conjunto de técnicas, habilidades, dom, linguagem ou arte, pois quando desenhamos, não só aprendemos o como fazer, mas também porque fazer e para que fazer. O desenho é um tipo de conhecimento global que favorece até mesmo o desenvolvimento da autoestima. Para desenhar precisamos aprender a contemplar as coisas, avaliar as posibilidades, inventar meios de solucionar os problemas. O desenho nos impele a aperfeiçoar a destreza manual, a sensibilidade visual e o pensamento criativo.

A maioria das pessoas desenham mau porque veem o desenho de uma maneira pejorativa, desinterente ou banal, assim não dão o mesmo grau de importância que outras formas de conhecimento como: a matemática, a ciência, a linguagem e outras têm. Assim, o desenho é um tipo de conhecimento banalizado, desvalorizado e menosprezado, pela maior parte das sociedades, um exemplo disso está no fato de que a disciplina de arte nas escolas ou educação artística, tratam a expressão gráfica do desenho, mais como um tipo de terapia ocupacional do que como uma forma de conhecimento muito importante e necessária para ser desenvolvida. O desenho é algo menor que outras disciplinas como português, matemática, geografia, história ou ciências. Isso é grave e se continuar deste jeito, nós vamos continuar na mesmice, nos bonecos palitinhos, nas casinhas desenhadas com linhas tortas e tímidas, achando que desenhar é um dom para poucos, para quem quer ser artista, ou pior, que desenhar é para desocupados.

David Silva 
david.fsa@gmail.com

Comentários

  1. Já estou seguindo! Adoro desenhar... mas não sei bem, então admiro quem desenha haha.

    Beijos.
    http://expectativasreais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigada pelo convite de conhecer o blog.
    Já estou seguindo. Adorei o blog.
    pequenomuffin.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

Burne Hogarth em português

Olá, gente!

Segue ai um ótimo livro do desenhista de quadrinhos estadunidense Burne Hogarth. Esta versão está em português e foi publicada em e-book gratuíto pelo blog Desenhistas Autodidatas cujo link segue ai para possíveis visitas: http://desenhistasautodidatas.blogspot.com.br/. Achei importante contribuir com a divulgação e por isso estou postando aqui também o e-book. Quem desejar conhecer este blog, eu recomendo, pois é muito interessante e também tem muito material sobre a arte de desenhar. Bem, até a próxima. 

Novo desenho feito direto no PC

Uma nova tentativa de desenho com a mesa digitalizadora Wacom e o software livre MyPaint. Não vou negar que estou achando muito frustrante desenhar olhando para a tela do computador ao invés de olhar para o lugar onde estou desenhando. Mas, fazer o quê? Quem não tem como comprar uma daquelas mesas digitalizadoras de alta qualidade, se vira com o que consegue.