Pular para o conteúdo principal

Dica 09 - Use referências como base


Olá, gente!
Faz tempo que não publico novas dicas de como aprender a desenhar bem. Desculpem a demora, mas o corre-corre do cotidiano atrapalha um pouco o ritmo de postagens como essas. Bem, como nova dica, eu indico o uso de referências para desenhar como fotografias ou mesmo outros desenhos.
Se puder ter acesso aos dois como no exemplo da imagem ao lado, será ótimo, pois assim você poderá estudar sobre como o desenhista resolveu graficamente determinada informação visual cotida na imagem original. Mas cuidado com o excessivo uso de imagens como referências, porque as imagens são sempre bidimencionais, mesmo as fotografias, e isso pode prejudicar a percepção da profundidade. O melhor mesmo é observar do natural e tormar como referência pessoas e objetos reais. No entanto, o uso de referências fotográficas é uma prática comum a todos desenhistas principiantes ou profissionais e também deve ser realizada sempre que a necessidade imperar.

Um abraço e até a próxima dica.
David Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso prático de desenho, A Figura feminina

Curso prático de desenho, A Figura feminina por Sebastião Seabra. Trata-se de um curso desenvolvido especialmente para desenhar as belas curvas femininas, o curso será apresentado pela seguinte ordem: Esboço, Construção, Proporção, Definição e Traço. Um boa leitura para quem gostar de desenhar o corpo feminino, mas não saber desenhar direito. As dicas neste livro são bem simples e fáceis de entender. O livro também é cheio de imagens ilustrativas. Boa leitura.

HQ - NÃO PERCA SEUS DIREITOS TRABALHISTAS

Essa HQ está sendo divulgada pelas redes sociais. Ela representa uma forma muito criativa, didática e interessente de ficar por dentro das polêmicas e sobrias reformas trabalhistas promovidas pelo governo de Temer. Uma ótima opção de leitura.

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.