Dica 06 - Luz e sombra.

Oi, gente!

Segue ai uma nova dica para aprender a desenhar bem. Hoje quero falar sobre um dos recursos criados para nos fazer crer na ilusão de profundidade em um desenho. A representação gráfica da luz e da sombra.  A relação entre luz e sombra também produz a ideia de volume, pois alteram a percepção de tons na cor das coisas. Assim, as cores e a relação entre a luz e a sombra produzem um tipo de perspectiva que chamamos de perspectiva tonal. Então, vamos lá.

 Ao desenharmos, nós buscamos captura ou recriar as formas das coisas, não é mesmo? Bem, neste esforço poucas vezes percebemos que, na verdade, buscamos capturar as formas por meio das nuances de sombra e luz que envolve as coisas. Isso porque, na realidade o contorno não existe, o que existe é a incidência ou não de luz, que nos revela a forma, o tamanho e a posição das coisas. Essa presença ou ausência de luz produz dos tipos sombras: as sombras NO corpo e as sobras DO corpo. As primeiras são as sombras que surgem nas partes não iluminadas do corpo das coisas, elas informam sobre a forma e o volume. As segundas são aquelas projetadas pelas coisas sobre outros objetos, elas indicam sobre a posição e o tamanho.



Além das sombras do corpo e no corpo, existem também os reflexos que surgem da incidência da luz ambiente em volta do objeto. O desenho correto das sombras depende da observação do natural e de sua intensidade. Uma dica importante é escolher apenas um único ponto de luz. Assim, fica mais fácil representar graficamente as projeções de sombra. Bem, um abraço e até outra dica para se desenhar bem.





Comentários