Pular para o conteúdo principal

Dica 06 - Luz e sombra.

Oi, gente!

Segue ai uma nova dica para aprender a desenhar bem. Hoje quero falar sobre um dos recursos criados para nos fazer crer na ilusão de profundidade em um desenho. A representação gráfica da luz e da sombra.  A relação entre luz e sombra também produz a ideia de volume, pois alteram a percepção de tons na cor das coisas. Assim, as cores e a relação entre a luz e a sombra produzem um tipo de perspectiva que chamamos de perspectiva tonal. Então, vamos lá.

 Ao desenharmos, nós buscamos captura ou recriar as formas das coisas, não é mesmo? Bem, neste esforço poucas vezes percebemos que, na verdade, buscamos capturar as formas por meio das nuances de sombra e luz que envolve as coisas. Isso porque, na realidade o contorno não existe, o que existe é a incidência ou não de luz, que nos revela a forma, o tamanho e a posição das coisas. Essa presença ou ausência de luz produz dos tipos sombras: as sombras NO corpo e as sobras DO corpo. As primeiras são as sombras que surgem nas partes não iluminadas do corpo das coisas, elas informam sobre a forma e o volume. As segundas são aquelas projetadas pelas coisas sobre outros objetos, elas indicam sobre a posição e o tamanho.



Além das sombras do corpo e no corpo, existem também os reflexos que surgem da incidência da luz ambiente em volta do objeto. O desenho correto das sombras depende da observação do natural e de sua intensidade. Uma dica importante é escolher apenas um único ponto de luz. Assim, fica mais fácil representar graficamente as projeções de sombra. Bem, um abraço e até outra dica para se desenhar bem.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso prático de desenho, A Figura feminina

Curso prático de desenho, A Figura feminina por Sebastião Seabra. Trata-se de um curso desenvolvido especialmente para desenhar as belas curvas femininas, o curso será apresentado pela seguinte ordem: Esboço, Construção, Proporção, Definição e Traço. Um boa leitura para quem gostar de desenhar o corpo feminino, mas não saber desenhar direito. As dicas neste livro são bem simples e fáceis de entender. O livro também é cheio de imagens ilustrativas. Boa leitura.

HQ - NÃO PERCA SEUS DIREITOS TRABALHISTAS

Essa HQ está sendo divulgada pelas redes sociais. Ela representa uma forma muito criativa, didática e interessente de ficar por dentro das polêmicas e sobrias reformas trabalhistas promovidas pelo governo de Temer. Uma ótima opção de leitura.

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.