Pular para o conteúdo principal

Dica 06 - Luz e sombra.

Oi, gente!

Segue ai uma nova dica para aprender a desenhar bem. Hoje quero falar sobre um dos recursos criados para nos fazer crer na ilusão de profundidade em um desenho. A representação gráfica da luz e da sombra.  A relação entre luz e sombra também produz a ideia de volume, pois alteram a percepção de tons na cor das coisas. Assim, as cores e a relação entre a luz e a sombra produzem um tipo de perspectiva que chamamos de perspectiva tonal. Então, vamos lá.

 Ao desenharmos, nós buscamos captura ou recriar as formas das coisas, não é mesmo? Bem, neste esforço poucas vezes percebemos que, na verdade, buscamos capturar as formas por meio das nuances de sombra e luz que envolve as coisas. Isso porque, na realidade o contorno não existe, o que existe é a incidência ou não de luz, que nos revela a forma, o tamanho e a posição das coisas. Essa presença ou ausência de luz produz dos tipos sombras: as sombras NO corpo e as sobras DO corpo. As primeiras são as sombras que surgem nas partes não iluminadas do corpo das coisas, elas informam sobre a forma e o volume. As segundas são aquelas projetadas pelas coisas sobre outros objetos, elas indicam sobre a posição e o tamanho.



Além das sombras do corpo e no corpo, existem também os reflexos que surgem da incidência da luz ambiente em volta do objeto. O desenho correto das sombras depende da observação do natural e de sua intensidade. Uma dica importante é escolher apenas um único ponto de luz. Assim, fica mais fácil representar graficamente as projeções de sombra. Bem, um abraço e até outra dica para se desenhar bem.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

Burne Hogarth em português

Olá, gente!

Segue ai um ótimo livro do desenhista de quadrinhos estadunidense Burne Hogarth. Esta versão está em português e foi publicada em e-book gratuíto pelo blog Desenhistas Autodidatas cujo link segue ai para possíveis visitas: http://desenhistasautodidatas.blogspot.com.br/. Achei importante contribuir com a divulgação e por isso estou postando aqui também o e-book. Quem desejar conhecer este blog, eu recomendo, pois é muito interessante e também tem muito material sobre a arte de desenhar. Bem, até a próxima. 

Novo desenho feito direto no PC

Uma nova tentativa de desenho com a mesa digitalizadora Wacom e o software livre MyPaint. Não vou negar que estou achando muito frustrante desenhar olhando para a tela do computador ao invés de olhar para o lugar onde estou desenhando. Mas, fazer o quê? Quem não tem como comprar uma daquelas mesas digitalizadoras de alta qualidade, se vira com o que consegue.