Pular para o conteúdo principal

Dica 06 - Luz e sombra.

Oi, gente!

Segue ai uma nova dica para aprender a desenhar bem. Hoje quero falar sobre um dos recursos criados para nos fazer crer na ilusão de profundidade em um desenho. A representação gráfica da luz e da sombra.  A relação entre luz e sombra também produz a ideia de volume, pois alteram a percepção de tons na cor das coisas. Assim, as cores e a relação entre a luz e a sombra produzem um tipo de perspectiva que chamamos de perspectiva tonal. Então, vamos lá.

 Ao desenharmos, nós buscamos captura ou recriar as formas das coisas, não é mesmo? Bem, neste esforço poucas vezes percebemos que, na verdade, buscamos capturar as formas por meio das nuances de sombra e luz que envolve as coisas. Isso porque, na realidade o contorno não existe, o que existe é a incidência ou não de luz, que nos revela a forma, o tamanho e a posição das coisas. Essa presença ou ausência de luz produz dos tipos sombras: as sombras NO corpo e as sobras DO corpo. As primeiras são as sombras que surgem nas partes não iluminadas do corpo das coisas, elas informam sobre a forma e o volume. As segundas são aquelas projetadas pelas coisas sobre outros objetos, elas indicam sobre a posição e o tamanho.



Além das sombras do corpo e no corpo, existem também os reflexos que surgem da incidência da luz ambiente em volta do objeto. O desenho correto das sombras depende da observação do natural e de sua intensidade. Uma dica importante é escolher apenas um único ponto de luz. Assim, fica mais fácil representar graficamente as projeções de sombra. Bem, um abraço e até outra dica para se desenhar bem.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para aprender a desenhar melhor: Dica 01 - Aprenda a observar

Bem, o que vou escrever aqui tem a ver com uma pergunta muito frequente que amigos e pessoas conhecidas sempre me fazem. Como posso aprender a desenhar? Assim, resolvi passar aqui algumas dicas de como desenvolver o habito de desenhar e fazê-lo bem.  Trata-se das linhas gerais de um método autodidata que desenvolvi durante a minha prática do desenho, ou seja, as informações, aqui apresentadas, foram testadas por mim durante muito tempo em minha vida. Então, se deu certo comigo, possivelmente também dará com você. 
Mas, para que isso aconteça, é preciso que você seja: disciplinado na prática, organizado no manuseio dos materiais, objetivo no que deseja estudar (desenho artístico, cômico, arquitetônico, técnico, industrial, etc.) e, por fim, criativo na maneira de resolver as dificuldades de material, informação e representação gráfica. Eu, por exemplo, quando começei a desenhar aqui na cidade não tinha curso de desenho, nem os materiais bibliográficos e de produção eram fáceis, além d…

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

44º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

Já estão abertas as inscrições para o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. As inscrições podem ser feitas por correios, em nosso endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Engenho Central -Caixa Postal 12 – CEP 13.405-123 – Piracicaba SP BRASIL ou online, no formulário disponível em nosso site http://salaointernacionaldehumor.com.br/inscricoes-2017/ e o regulamento pode ser baixado pelo link: http://salaointernacionaldehumor.com.br/wp-content/uploads/2017/03/sidhp-regulamento-2017.pdf
O tema sugerido pela organização do evento para a categoria PRÊMIO TEMÁTICO  é Criança: A criança que já exerce sua cidadania; a criança e suas perguntas difíceis aos adultos; os sonhos infantis; as crianças vítimas da guerra; a exploração do trabalho infantil;a criança como alegria do mundo; a criança e seus brinquedos e brincadeiras – são algumas abordagens para serem exploradas.
Esclarecimento: como nos últimos anos, o Salão sempre tem um Prêmio Temático especial, que já foi “Meio Ambiente…