Pular para o conteúdo principal

Dica 04: Desenhando por partes

Olá! dando continuidade às dicas para aprender a desenhar melhor, aqui vai mais uma bem interessante. Sempre que for desenhar, separe em partes. Isto é, desenhe sempre do geral para o específico. Isso significa desenhar a partir do esboço da estrutura geral da imagem, para depois ir detalhando aos poucos e, finalmente, fazer o acabamento, a arte-final. Digo isso porque é comum os aspirantes a desenhista fazerem tudo de uma vez. Isto faz com que o processo seja longo e cansativo por causa das constantes correções. É por esta razão que muita gente acha difícil desenhar bem. Desenhando apartir de um esboço, que é um rascunho geral da imagem a ser desenhada, você ganha agilidade porque não vai ficar tentando adivinhar o que vem depois. O esboço funciona como um mapa que nos leva naturalmente a fase seguinte. Além disso, o esboço permite termos uma visão do conjunto e, assim, se necessário, realizar as ocasionais correções, sem que seja preciso recomeçar do zero. Abaixo, segue um exemplo de como desenhar por parte é melhor. As imagens apresentadas são do livro "Cartoon Cool: How to Draw New Retro-Style Characters" de Christopher Hart.



Desenhar por partes pode parecer demorado e cansativo, mas não é, pelo contrário, é a maneira mais agil de se construir graficamente uma imagem. Assim, se você deseja mesmo aprender a desenhar melhor, aprenda a desenhar por parte como mostra o exemplo acima. Até a próxima dica.

David Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

Burne Hogarth em português

Olá, gente!

Segue ai um ótimo livro do desenhista de quadrinhos estadunidense Burne Hogarth. Esta versão está em português e foi publicada em e-book gratuíto pelo blog Desenhistas Autodidatas cujo link segue ai para possíveis visitas: http://desenhistasautodidatas.blogspot.com.br/. Achei importante contribuir com a divulgação e por isso estou postando aqui também o e-book. Quem desejar conhecer este blog, eu recomendo, pois é muito interessante e também tem muito material sobre a arte de desenhar. Bem, até a próxima. 

Novo desenho feito direto no PC

Uma nova tentativa de desenho com a mesa digitalizadora Wacom e o software livre MyPaint. Não vou negar que estou achando muito frustrante desenhar olhando para a tela do computador ao invés de olhar para o lugar onde estou desenhando. Mas, fazer o quê? Quem não tem como comprar uma daquelas mesas digitalizadoras de alta qualidade, se vira com o que consegue.