Pular para o conteúdo principal

Dica 02: A observação das coisas como obsevação das formas geométricas básicas


Numa postagem anterior, falei aqui que escreveria algumas dicas sobre como aprender a desenhar bem. Comecei chamando a atenção para o fato de aprender a observar, pois o desenho é uma arte visual, assim, é muito importante que aprendamos a ficar atentos a detalhes como a forma, as nuances de tons, as proporções, etc. A observação detalhada das coisas é um exercício muito importante para desenvolver a nossa sensibilidade visual. A dica que vou falar agora tem a ver com a estrutura geral das coisas e seres vivos. Trata-se daquilo que os desenhistas tentam capturar por meio do esboço. Então aqui vai a segunda dica para aprender a desenhar bem.
  • APRENDA A VER AS FORMAS GEOMÉTRICAS BÁSICAS
 O desenho é uma construção gráfica que tem por base a observação detalhada das coisas. Essa construção fica fácil e rápida, na medida em que aprendemos a visualizar as formas geométricas básicas na composição das formas gerais das coisas. Ver uma esfera e um cone invertido onde seria o lugar do crânio e do maxilar, ou ver um triângulo no lugar onde ficaria o nariz, foi é um recurso muito prático para construir a cabeça humana em suas formas gerais. O desenho ao lado é de Burne Hogarth, desenhista estadunidense de quadrinhos e autor de livros diversos sobre a arte do desenho. Ele ilustra muito bem o que quero dizer aqui, nesta segunda dica para se desenhar bem. Bom, até a próxima dica e lembre-se, desenvolver a observação detalhada das coisas ajuda bastante a desenvolver também a sensibilidade visual. Assim como, aprender a ver as formas geométricas básicas na composição geral das coisas, ajuda a desenhar melhor e mais rápido as coisas observadas, pois auxilia na compreensão das formas gerais.

David Silva



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

Burne Hogarth em português

Olá, gente!

Segue ai um ótimo livro do desenhista de quadrinhos estadunidense Burne Hogarth. Esta versão está em português e foi publicada em e-book gratuíto pelo blog Desenhistas Autodidatas cujo link segue ai para possíveis visitas: http://desenhistasautodidatas.blogspot.com.br/. Achei importante contribuir com a divulgação e por isso estou postando aqui também o e-book. Quem desejar conhecer este blog, eu recomendo, pois é muito interessante e também tem muito material sobre a arte de desenhar. Bem, até a próxima. 

Novo desenho feito direto no PC

Uma nova tentativa de desenho com a mesa digitalizadora Wacom e o software livre MyPaint. Não vou negar que estou achando muito frustrante desenhar olhando para a tela do computador ao invés de olhar para o lugar onde estou desenhando. Mas, fazer o quê? Quem não tem como comprar uma daquelas mesas digitalizadoras de alta qualidade, se vira com o que consegue.