Dicas para aprender a desenhar melhor: Dica 01 - Aprenda a observar

Bem, o que vou escrever aqui tem a ver com uma pergunta muito frequente que amigos e pessoas conhecidas sempre me fazem. Como posso aprender a desenhar? E eu respondia que todos sabemos desenhar é preciso apenas prática para melhorarmos no desenho. Mas, resolvi passar aqui algumas dicas de como desenvolver o habito de desenhar e fazê-lo bem. Trata-se das linhas gerais de um método autodidata que desenvolvi durante a minha prática do desenho, ou seja, as informações, aqui apresentadas, foram testadas por mim durante muito tempo em minha vida. Então, se deu certo comigo, possivelmente também dará com você.

Mas, para que isso aconteça, é preciso que você seja: disciplinado na prática, organizado no manuseio dos materiais, objetivo no que deseja estudar (desenho artístico, cômico, arquitetônico, técnico, industrial, etc.) e, por fim, criativo na maneira de resolver as dificuldades de material, informação e representação gráfica. Eu, por exemplo, quando comecei a desenhar aqui na cidade não tinha curso de desenho, nem os materiais bibliográficos eram fáceis, além disso me faltava dinheiro. Então, eu desenhava com o que tinha à mão e muitas vezes usava como referência de aprendizado, os desenhos animados da TV. Bem, aqui vai a primeira dica.






APRENDA A OBSERVAR: O desenho é uma atividade que depende muito da visão. Assim, é muito importante sabermos observar as coisas ao nosso meio. Mas, não se tratar de qualquer observação. É preciso observar os detalhes importantes como a forma, as nuances de tons, os movimentos, as proporções, isso porque o desenho é uma arte sintética (no sentido de que privilegia o essencial do que representa graficamente), embora possamos fazer desenhos muito detalhados, na essência, o desenho é uma reunião sistemática e estética de traços, linhas e manchas. A figura acima, foi tirada do livro de Francis Marshall (O desenho da figura feminina) e ilustra o exercício de observação que que todo aspirante a desenhista deve aprender a fazer. Bem, depois passo novas dicas, certo? Por enquanto prátique sua observação das coisas e das pessoas. Só não fique encarando ninguém, pois podem pensar que você é louco ou tarado, rsrsrsrs.....


David Silva

Comentários

  1. Olá David!! Visitei seu blog e estais de parabéns, pois as dicas apresentadas são ótimas para quem quer aprender a desenhar. Brigada pelas informações.m

    ResponderExcluir
  2. Valeu. Fico feliz de poder ajudar e saber que vc gostou. Um abraço, David

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu me chamo Davi e n sei desenhar eu sou como qualquer menino, n sei desenhar direito só sei desenhar aquele homem pauzinhos horríveis obg por fazer esse site David

      Excluir
  3. Olá meu nome tbm é David Silva, tenho 17 anos e desenho ja a algum tempo, gostei muito das suas dicas vou indicar vc para os meus amigos da escola.Meus parabens seu blog é muito bom !

    ResponderExcluir
  4. aguardo ansiosamente as novas dicas

    ResponderExcluir
  5. valeu eu desenho bem mas preciso de algumas dicas por que as e algumas outras coisas e blá blá blá é tarefa desenhar um bairro mas eu não sei desenhar muito bem casas (mesmo sendo muito fácil) amei o seu blog valeu!!!!!!! A e meu nome é Inês ok.

    ResponderExcluir
  6. adorei.. pessoal me ajudem a divulga meo blogger http://gleicykelly1993.blogspot.com/2012/11/de-como-desenhar-um-cabelo-liso.html#comment-form

    ResponderExcluir
  7. Gostei! Simples, direto e completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Esteja a vontade para visitar sempre que desejar.

      Excluir
  8. eu nao sei desenhar de jeito nenhum....q vergonha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu nome é luis eduardo,começei a desenhar cedo mais parei certo um certo tempo pois meus desenhos eram horriveis começei a desenhar dinovo e me surpreendi com eu que fis saio tao bonito meu desenho depois continuei mais precisei melhorar muito suas dicas me ajudaram muito eu gosto muito de desenhar mangas mais meu preferido é naruto só erro porque tem muitos detalhes,e mais uma vez obg pelas dicas.espero mais outras

      Excluir
  9. oi meu nome e isis
    ten umas meninas na escola q sao otimas em desenhar
    me ajude a desenhar pq ja suarao dos meus desenhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isis, tudo bem? Olhe, pra desenhar é preciso treinar sempre, de preferência, todo dia. Mas, sigas as dicas que posto aqui e vc vai desenhar bem, logo, logo.

      Excluir
    2. Isis vc quer aprender a desenhar pede pra Harumi te ajudar

      Luisa ,logos

      Excluir
  10. Olá meu nome é leticia tenho 10 anos :D
    Quero perguntar se eu posso mandar o meu desenho para vocês verem?
    Aprendi muitas coisas aqui!
    Aprendi a ter controle e paciencia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia, tudo bem? Se assim vc desejar pode sim. Manda para o seguinte e-mail: david.fsa@gmail.com.

      um abraço e sucesso nos estudos do desenho.
      David

      Excluir
  11. Hi there, I read your blog regularly. Your humoristic style is
    witty, keep doing what you're doing!

    Stop by my website ... web site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks for the comment and the visit. Please feel free to return whenever you want.

      Regards, David

      Excluir
  12. Cara parabéns pelo seu post, adoro tudo relacionado a desenho fiz um post do mesmo assunto no meu tópico, se quiser dê uma conferida lá, abraços e parabéns(de novo,rs)

    http://comodesenhar10.blogspot.com/2013/09/aprenda-como-desenhar-bem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Maicon, parabéns pelo seu post e se quiser trocar link de banner comigo me avise certo, gostei muito de seu blog também. Um abraço.

      Excluir
  13. Quando será postada a dica 02?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo! As outras dicas podem ser encontradas no marcador: " Dicas sobre desenho! Grato por sua visita, um grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário