Pular para o conteúdo principal

Dica 03: Do natural para o gráfico.

Olá! aqui vai mais uma dica para se aprender a desenhar bem. Comece a desenhar a partir do natural. Ao fazer seus desenhos partindo da observação do natural, você aprenderá a transformar em traços, linhas e manchas, as impressões visuais que a sua percepção captar. Quais são as vantagens de desenhar deste jeito? Duas, desenvolvimento da criatividade e de um estilo próprio. É muito comum que aprendizes comecem copiando os desenhos e estilos de outros. Nada mais natural e saudável, uma vez que deste modo aprendemos a perceber como outros desenhistas criaram soluções gráficas interessantes. Mas, cuidado, pois ao copiar um estilo ou modo de desenhar muitas vezes também copiamos os erros de outros. Como já disse em uma postagem anterior, "o desenho depende muito do visual". Assim, ao desenhar diretamente do natural, você lidará com problemas de percepção muito particulares que pedirão também soluçãoes criativas e particulares. Então, aprender a desenhar do natural, é muito benéfico para aprender a desenhar bem. 

O desenho a cima tem por nome: The Photographer, é de autoria de Dean Fisher e foi tirado do livro: Teach Yourself VISUALLY- Drawing de Dean Fisher e Josephine Robinson. Este é um exemplo de desenho feito a partir da observação do natural. Até a próxima dica.

David Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

XIII Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja

O Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realiza-se este ano entre os dias 26 de Maio e 11 de Junho, abraçando exclusivamente o Centro Histórico da cidade e em especial o Largo do Museu Regional, epicentro desta Festa da BD.

São 18, as exposições patentes ao público, e 10, os países representados, da Argentina à Dinamarca, passando por Angola e pela Roménia…

Para além das exposições, o Festival oferece aos visitantes uma Programação Paralela bastante diversificada onde pontuam as apresentações de projetos, as conversas à volta da BD, o lançamento de livros, as sessões de autógrafos, workshops, concertos desenhados, etc., etc.

Como não podia deixar de ser, o Festival tem também à disposição dos visitantes o Mercado do Livro - a maior livraria do país durante este período, com mais de 60 editores presentes - e uma zona comercial com várias tendas instaladas (venda de action figures, arte original, posters, prints, etc.)

O Festival inaugura sexta-feira, 26 de Maio, à…

44º SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DE PIRACICABA

Já estão abertas as inscrições para o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. As inscrições podem ser feitas por correios, em nosso endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Engenho Central -Caixa Postal 12 – CEP 13.405-123 – Piracicaba SP BRASIL ou online, no formulário disponível em nosso site http://salaointernacionaldehumor.com.br/inscricoes-2017/ e o regulamento pode ser baixado pelo link: http://salaointernacionaldehumor.com.br/wp-content/uploads/2017/03/sidhp-regulamento-2017.pdf
O tema sugerido pela organização do evento para a categoria PRÊMIO TEMÁTICO  é Criança: A criança que já exerce sua cidadania; a criança e suas perguntas difíceis aos adultos; os sonhos infantis; as crianças vítimas da guerra; a exploração do trabalho infantil;a criança como alegria do mundo; a criança e seus brinquedos e brincadeiras – são algumas abordagens para serem exploradas.
Esclarecimento: como nos últimos anos, o Salão sempre tem um Prêmio Temático especial, que já foi “Meio Ambiente…