Pular para o conteúdo principal

Dica 03: Do natural para o gráfico.

Olá! aqui vai mais uma dica para se aprender a desenhar bem. Comece a desenhar a partir do natural. Ao fazer seus desenhos partindo da observação do natural, você aprenderá a transformar em traços, linhas e manchas, as impressões visuais que a sua percepção captar. Quais são as vantagens de desenhar deste jeito? Duas, desenvolvimento da criatividade e de um estilo próprio. É muito comum que aprendizes comecem copiando os desenhos e estilos de outros. Nada mais natural e saudável, uma vez que deste modo aprendemos a perceber como outros desenhistas criaram soluções gráficas interessantes. Mas, cuidado, pois ao copiar um estilo ou modo de desenhar muitas vezes também copiamos os erros de outros. Como já disse em uma postagem anterior, "o desenho depende muito do visual". Assim, ao desenhar diretamente do natural, você lidará com problemas de percepção muito particulares que pedirão também soluçãoes criativas e particulares. Então, aprender a desenhar do natural, é muito benéfico para aprender a desenhar bem. 

O desenho a cima tem por nome: The Photographer, é de autoria de Dean Fisher e foi tirado do livro: Teach Yourself VISUALLY- Drawing de Dean Fisher e Josephine Robinson. Este é um exemplo de desenho feito a partir da observação do natural. Até a próxima dica.

David Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perspective for Comic Book Artists

Olá, gente! A pedido de um amigo seguidor do DESENHURAS, posto aqui um livro de desenho sobre perspectiva para quadrinhos de David Chelsea, que por sorte encontrei em meus arquivos, pois nem me lembrava de tê-lo aqui. Bom, o livro está em inglês, mas mesmo assim dá para estudar a aplicação da perspectiva nos quadrinhos. Um abraço a todos.

Burne Hogarth em português

Olá, gente!

Segue ai um ótimo livro do desenhista de quadrinhos estadunidense Burne Hogarth. Esta versão está em português e foi publicada em e-book gratuíto pelo blog Desenhistas Autodidatas cujo link segue ai para possíveis visitas: http://desenhistasautodidatas.blogspot.com.br/. Achei importante contribuir com a divulgação e por isso estou postando aqui também o e-book. Quem desejar conhecer este blog, eu recomendo, pois é muito interessante e também tem muito material sobre a arte de desenhar. Bem, até a próxima. 

COMO DESENHAR - ARTE FINAL

Este livro em formato .cbr, está a disposição no blog Banca dos Gibis Brazucas cujo link segue aí: http://bancadosgibisbrazucas.blogspot.com.br/2017/05/como-desenhar-arte-final.html. Trata-se do facículo número 10 da coleção Curso Básico de Desenho. Nesse fascículo são ensinados os materiais e técnicas para se realizar a Arte-final de desenhos. Apesar de resumido traz muitas boas dicas e informações sobre a etapa de acabamento na arte do desenho. Boa leitura.

Ah! Caso você ainda não tenho o software leitor de arquivos em formato .cbr, .cbz e outros, sugiro alguns na página Downloads deste meu blog.